Vida sustentável no cotidiano

Sabemos que o combate para frear o aquecimento global e outras consequências do modo de vida que tivemos até hoje, deve partir dos governos.
É necessário elaborar leis, métodos de fiscalização, incentivo para criação e utilização de tecnologias e modos de produção industrial limpos e sustentáveis.
Além disso, ações para preservar a natureza existente e restaurar a que foi destruída é primordial para começarmos a nos aperfeiçoar.
Com essa ideia em mente, ficam as dúvidas: O que posso fazer para mudar essa realidade? Depende apenas do governo? Eu posso, realmente, fazer alguma coisa para ajudar?
Tenha certeza de que a sua ajuda e suporte, são sim extremamente importantes! Somos quase 8 bilhões de indivíduos no planeta! Se cada um tomar ações preventivas individuais, será de grande porte e muito mais visível o aprimoramento para um mundo melhor.
Então, sim! Você pode e deve agir! É evidente que, quanto maior o público envolvido numa ação ambiental, maior será o seu.
Você ajuda, de verdade, em cada ação tomada em seu dia a dia, buscando seguir os princípios da sustentabilidade! Nesse texto, você poderá descobrir diversas formas de fazer sua parte, com diferentes níveis de dedicação e disponibilidade de tempo e dinheiro!
Vamos setorizar alguns tópicos, pelo qual, além de serem muito necessários, podem também servir de exemplo de aplicabilidade no dia a dia de vocês.

Manejo adequado da água
Use apenas a água necessária para as atividades que realiza!
Quando escovar os dentes ou lavar a louça, não deixe a torneira aberta o tempo inteiro!
Muitas vezes nos dias quentes, é possível desligar a água do chuveiro para se ensaboar e nem mesmo sentir frio!
Um chuveiro, em média, gasta 135 litros de água em 15 minutos, fechando o registro e reduzindo para 5 minutos de banho, podem-se economizar 90 litros!
Tendo em mente que devemos beber 2 litros de água por dia, em apenas um banho, você deixa de desperdiçar água equivalente a 45 dias de hidratação!
Economia de energia
Apague as luzes, caso não haja ninguém no ambiente!
Quando comprar qualquer aparelho elétrico, procure aqueles que consomem menos energia, como referência, você pode utilizar o Selo Procel, que classifica os equipamentos de A a G em eficiência energética!
Substitua suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led, elas são muito mais econômicas. Não precisa trocar tudo de uma vez, substitua conforme forem queimando!
Outro fator de imenso consumo de energia são os equipamentos em “standby”, somando os gastos desses aparelhos “parados”, pode-se chegar em até 20% do valor de sua conta!
É de suma importância, tomar nota de onde vem a energia elétrica, além das consequências do uso indevido dela.
No Brasil, grande parte da energia vem de hidroelétricas, mas em tempos de seca ou onde não há energia hidroelétrica, são necessários métodos diferentes de geração de energia, como a termoelétrica, que gera muitos gases além de poluir o ambiente e ser mais cara.
Uma lâmpada acesa sem ninguém por perto ou um computador parado estão consumindo uma energia completamente desnecessária que agrava a situação global!


Alimentação sustentável
Diminua o consumo de carne, principalmente a bovina.
Produtos vegetais geram um impacto muito menor no ambiente.
Para exemplificar: para produzir, em média, 1kg de carne bovina, necessita-se 15400 litros de água e para 1 kg de carne de frango 4330 litros.
Agora para produção, em média, de 1kg de tomate são gastos 200 litros de água, 1kg de batata 287 litros e 1kg de macarrão 1849 litros.
Utilize produtos orgânicos! Eles são produzidos de forma sustentável, sem agrotóxicos, além de serem mais saudáveis para seu corpo, são mais saudáveis para a natureza!
Caso tenha disponibilidade, produza seus alimentos orgânicos!
Produtos biodegradáveis
Quando for comprar qualquer coisa, procure produtos eco-friendly.
São aqueles que, desde sua fabricação, até sua utilização, têm a finalidade de causar um impacto ambiental reduzido.
Dessa forma: quando mobiliar, utilize móveis de reflorestamento, reaproveitados ou reformados!
Adquirindo produtos, procure os que são de materiais reutilizados, ou coisas que podem ser reutilizadas, como ecobags, evitando sacolas plásticas.
Utilize produtos biodegradáveis e procure comprar apenas itens que vai realmente utilizar, evitando desperdício e acúmulo de coisas.
Reflita, se produtos plásticos demoram mais de 100 anos para se degradar.
Todo plástico que você já tocou, todos seus brinquedos, desde a infância, tudo isso, ainda está por aí, e provavelmente continuarão por um bom tempo, caso não tenha ações preventivas para o melhor do nosso meio ambiente.
Modo de vida sustentável
Quando possível, utilize menos transportes que consumam combustíveis, e quando precisar, dê preferência, a transportes públicos, veículos elétricos ou até mesmo caronas.
Converse com seus amigos sobre esse modo de vida e divulgue a causa!
Essas foram algumas ações que podem ser tomadas em seu dia a dia, entretanto, tenha ciência de que nenhuma mudança é repentina!
Muitas são dificílimas de fazer! Por isso, comece aos poucos, mas comece!
Realize as que lhe parecem mais fáceis, e quando for natural, insira outras no seu cotidiano.
Pouco a pouco você vai mudar para melhor, e quando você muda, o mundo também muda!
Dê o seu melhor e tenha certeza de estar salvando o planeta!
Referências bibliográficas:
AGUA SUSTENTÁVEL. 5 fatos sobre sustentabilidade que você precisa saber. Disponível em: https://aguasustentavel.org.br/publicacoes/blog/53. Acesso em: 01 nov. 2021.
https://www.todamateria.com.br/sustentabilidade/. Acesso em: 01 nov. 2021.
SABESP. Dicas e testes. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=184. Acesso em: 01 nov. 2021.